21 de junho de 2012

Programa Mais Educação

O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Mais Educação (FNDE), para as escola dos territórios prioritários.

O que é o Programa Mais Educação?
Trata-se de uma ação estratégica do Governo Federal para induzir a efetivação da Educação Integral enquanto política pública. Assim, por meio de repasse voluntário de recursos, garante a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas. Consequentemente, busca contribuir para a melhoria da aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, bem como para fomentar debates em torno de novas metodologias de trabalho, novos olhares aos Currículos e a prática pedagógica.

As escolas pré-selecionadas do município de Angicos foram:
Escola Municipal Espedito Alves
Escola Municipal Professora Maria Odila - Ensino Fundamental e EJA

As atividades fomentadas pelas escolas foram definidas de acordo com o plano de atendimento e o projeto político pedagógico da unidade escolar.


Escola
Macro-campo
Atividade
Escola Municipal Espedito Alves
Acompanhamento Pedagógico
·    Letramento;
·    Tecnologias de Apoio à Alfabetização;
·    Matemática

Esporte e Lazer
·    Xadrez
·    Futsal
Cultura e Arte
·    Flauta Doce
Escola Municipal Maria Odila
Acompanhamento Pedagógico
·    Letramento;
·    Tecnologias de Apoio à Alfabetização;
·    Matemática

Esporte e Lazer
·    Xadrez
Cultura e Arte
·    Coral


Quais Crianças, adolescentes e jovens serão atendidos pelo Programa Mais Educação?

  • Estudantes que estão em situação de risco, vulnerabilidade social e sem assistência;
  • Estudantes em defasagem série/idade;
  • Estudantes de séries onde são detectados índices de evasão e/ou repetência;
Quais são os profissionais e agentes corresponsáveis pelo desenvolvimento das atividades de Educação Integral?
A Educação Integral abre espaço para o trabalho dos profissionais da educação, dos educadores populares, estudantes e agentes culturais (monitores, estudantes universitários com formação específica nos macro-campos).

Restituir a condição de ambiente de aprendizagem da comunidade e transcender à escola como único espaço de aprendizagem representa um movimento de construção de redes sociais e de cidades educadoras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário